No dia 12.04 será discutido o capítulo "Concepções de linguagem e ensino de português", do livro O texto na sala de aula, dou autor Geraldi.
Segue abaixo quatro questões essenciais para a interpretação do texto trabalhado, procurem respondê-las e analisá-las junto a Mariana Nonato (monitora) nos dias de atendimento, ou enviá-las para Juliana Vasconcelos (apoio acadêmico) por e-mail. Também é possível expor dúvidas no espaço "comentários" do blog.
Questões que auxiliam a compreensão do texto:
1. 1. Qual a questão posta em discussão no texto?
2. 2. Qual o objetivo do texto?
3. 3. Qual a opinião do autor sobre a questão posta em discussão?
4. 4.Que argumentos o autor utiliza para fundamentar a sua opinião?
Também elaboramos um esquema do texto trabalhado, mas atenção, não dispensa a leitura do texto original, apenas serve para organizar as ideias do autor e auxilar a percepção de alguns elementos.
GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. 2 ed. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41-48.
Neste capítulo, Geraldi apresenta a problemática da crise do sistema educacional brasileiro, enfatizando o baixo desempenho do ensino de língua portuguesa. Para reforçar a sua afirmação, o autor apresenta alguns fatores:
· a incapacidade da juventude de hoje em articular um juízo e estruturar linguisticamente uma sentença;
· o fracasso da escola:
1. Concepções de linguagem
Partindo do pressuposto de que “toda e qualquer metodologia de ensino articula uma opção política [...] com os mecanismos utilizados em sala de aula” (p. 42), o autor apresenta concepções de linguagem correspondentes às três grandes correntes dos estudos linguísticos:
1.1. Gramática tradicional:
· linguagem como expressão do pensamento;
· base para os estudos tradicionais.
1.2. Estruturalismo e transformacionalismo:
· linguagem como instrumento de comunicação;
· concepção de língua como um código capaz de transmitir certa mensagem.
1.3. Linguística da enunciação:
· linguagem como forma de inter-ação;
· a língua só tem existência na sociedade;
Neste texto, Geraldi aprofunda as discussões relacionadas à linguística da enunciação, por acreditar que constitui uma postura educacional diferenciada, do qual os falantes se tornam sujeitos.
1.3.1. Estudo de língua portuguesa
Nesta concepção de linguagem, o ensino de língua portuguesa deve-se basear em:
· detectar os compromissos que se criam através da fala;
· estabelecer condições que devem ser preenchidas por um falante em determinada situação de interação;
· enfatizar as relações que se constituem entre os sujeitos no momento em que falam.
1.3.1.1. Variedade Linguística
O autor ainda apresenta a importância da atitude do professor frente às diferentes variações linguísticas na sala de aula. Ante a discussão, Geraldi apresenta conceitos relacionados à variação linguística:
· a democratização da escola permite a reunião de representantes dos grupos sociais;
· a consideração de uma variedade como culta ou padrão é decorrente do poder e da autoridade dos falantes nas relações econômicas;
· fatores, apontados por Gnerre, associados à imposição social de uma variedade linguística como culta ou padrão:
Decorrente destes conceitos, Geraldi discute a atitude do professor, procurando apresentar alternativas de ação para o ensino da língua portuguesa. Segundo Soares, há dois lados na discussão de como deve ser trabalhada a variação linguística em sala de aula, são eles:
· respeitar e preservar a variedade linguística das classes populares:
· aprender a utilização da variedade linguística socialmente privilegiada:
2. Ensino da língua e ensino da metalinguagem
Neste tópico, é apresentado os fatores que desordenam o ensino de língua portuguesa:
· ensino de uma metalinguagem de análise para alunos que não dominam a variedade culta;
· exercícios contínuos de descrição gramatical;
· estudo de regras e hipóteses que os profissionais não estão seguros de como resolver;
· aprendizado da metalinguagem de análise da língua com exercícios esporádicos;
· análise de uma língua dominando conceitos e metalinguagens;
· aprendizado de descrições previamente feitas pela gramática.
Geraldi também apresenta alguns conceitos de um verdadeiro aprendizado da língua portuguesa:
· dominar as habilidades de uso da língua em situações concretas de interação;
· entender e produzir enunciados ;
· perceber diferenças entre uma forma de expressão e outra;
· utilizar a metalinguagem, para o ensino de primeiro grau, quando a descrição da língua é necessário para alcançar o objetivo final de domínio.
e-mail da disciplina: fundamentos_linguisticos@hotmail.com - caso mande algum material para o e-mail, por favor, avisar no espaço "comentários".
Bons estudos,
Juliana Vasconcelos
Eu quero o material por e-mail.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu quero esse material por e-mail.
ResponderExcluirmarciosemsas@gmail.com
Estou escrevendo uma tesi sobre o ensino da leitura e esse material muito me ajudaria para abordar a questão. Agradeço se puder mandá-lo por e-mail. Souto_baiao@hotmail.com
ResponderExcluirtambém gostaria de receber em meu email este material.
ResponderExcluirGostaria de receber esse material. Meu email é fatimamorina@gmail.com
ResponderExcluirObrigada
Gostaria de receber esse material. Meu email é danimosa_ssa@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!!
Gostaria que vocês enviassem este material para o email de uma amiga rosasclaudia@hotmail.com.br
ResponderExcluirBoa tarde! Gostaria de receber esse material por e-mail. Obrigada. Viviane
ResponderExcluire-mail: vivimilward@gmail.com
Olá gostaria tanto de também receber o material ou quem sabe vc publica-lo aqui.
ResponderExcluirMeu e mail é simone_farinha@hotmail.com
muito obrigada
qro esse material email jessicaosviany@gmail.com
ResponderExcluirOlá gostaria receber o material por email rosineia_rosario@hotmail.com
ResponderExcluirobrigada
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