terça-feira, 12 de abril de 2011

Plano de curso

Bom dia alunos!
Nesse espaço postaremos diversos materiais para auxiliar seus estudos, da mesma forma que será possível vocês publicarem aqui produções que também possam auxiliar os estudos dos demais alunos, fazendo isso, o texto selecionado poderá contribuir para uma nota da disciplina. Aproveitem!
O blog também está aberto para exposição de comentários e dúvidas. 

Segue o plano de curso da disciplina Fundamentos Linguísticos.






UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos Linguísticos
Período: 2011-1            Carga horária: 60 h/a – 4 créditos
PROFESSORA: Dra. Roziane Marinho Ribeiro
   



PLANO DE CURSO

1. EMENTA: A linguística e o ensino de língua materna. Concepções de linguagem e suas implicações para o ensino de língua materna. Aspectos grafo-fônicos do português. Variação linguística e ensino de língua materna. A relação entre oralidade e escrita.

2. JUSTIFICATIVA:
A linguagem, em seus aspectos interativos e cognitivos, se constitui num dos principais instrumentos de socialização do homem e toma forma nas diversas formas de manifestação oral e escrita. Sendo assim, entender os fenômenos da linguagem e suas implicações sociais/culturais é condição indispensável para as ações do professor que atua no Ensino Fundamental, sobretudo, no que se refere ao ensino de língua materna. Espera-se que este professor, ao compreender a língua em sua constituição e funcionamento, seja capaz de pensar modelos significativos de ensino, isto explica a importância desta disciplina no curso de Pedagogia.

3. OBJETIVOS
GERAL:
Ø  Sob o escopo da linguística, propiciar elementos para compreender a língua portuguesa em sua constituição e funcionamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø  Compreender a linguística em sua base conceitual.
Ø  Distinguir diferenças conceituais entre língua e linguagem.
Ø  Entender o sentido da gramática e suas diferentes abordagens de estudo.
Ø  Compreender as noções de normatização, variação e diversidade linguística.
Ø  Discutir sobre o ensino e aprendizado da gramática na primeira fase do Ensino Fundamental.


4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1 - A LINGUÍSTICA E SUA BASE CONCEITUAL
Conceito e propósitos da Linguística
Visão geral da história da Linguística
Concepções de língua e linguagem
Funções da linguagem

Unidade 2 - MODALIDADES DA LÍNGUA: o oral e o escrito
Concepções de oralidade
Relação oral/escrito

Unidade 3 - A NORMA E O ENSINO DE MATERNA
O que é gramática
Concepções de gramática
O ensino de gramática na escola
Ensino do oral

Unidade 4 - VARIAÇÃO LINGUISTICA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Conceito de variação linguística
Preconceito linguístico

5. METODOLOGIA:
O conteúdo será ministrado através de aulas interativas, em que serão priorizadas:

Ø  Leitura e discussão de textos teóricos.
Ø  Atividades realizadas a partir dos diversos textos estudados.
Ø  Exposição de slides.
Ø  Estudo orientado.
Ø  Atividades de produção e reescrita de resumos, resenhas e análises.
Ø  Exibição de filmes: Nell e Narradores de Javé

6. PROCEDIMENTO AVALIATIVO:

A avaliação se desenvolverá num processo contínuo e cumulativo. Observaremos, ainda, se os objetivos estão sendo alcançados e o que será necessário modificar para que desempenhos futuros sejam mais satisfatórios. Assim, avaliaremos o desempenho do aluno através da assiduidade e participação nas discussões em sala, bem como na realização de atividades.

A composição das notas será resultado de dois estágios, sendo assim distribuídos:

Avaliação 1: atividade individual (10.0)

Avaliação 2: atividade individual (5.0) + atividades diversas (5.0), cujo somatório será 10.0.

Avaliação 3: Seminário (5.0) + atividade individual (5.0), cujo somatório será dividido por 2.

REFERÊNCIAS:  
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: O texto na sala de aula.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Angela Paiva. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: ______. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Breve excurso sobre a linguística no século XX. In: Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
PETTER, Margarida. Linguagem, língua e lingüística. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002, p. 11-24.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2001.

OBRAS PARA APROFUNDAMENTO:
BAGNO, Marcos.; STUBBS, Michael.; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2005.

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